quarta-feira, outubro 15, 2003

Os Livros e o Fascínio do Mar (III)

Outro dos grandes autores que reflectiu criticamente sobre os homens dos Descobrimentos foi Gil Vicente. Para além das peças de componente religioso e carácter alegórico, enveredou pela crítica social em farsas e tragicomédias. A sua vida e obra tornaram-se imortais.

Organizador de muitas festas da Corte, expressando nos seus autos a dualidade da avaliação da expansão marítima portuguesa: visão crítica, expressa nas sátiras, apologia da expansão e orgulho pelo alargamento do mundo e desbravar dos Oceanos e dos inegáveis feitos dos portugueses que, na perspectiva da época, cumpriam também um ideal de Cruzada.

O final do Auto da Moralidade, a Exortação à Guerra e sobretudo o Auto da Barca do Inferno, traduzem indubitavelmente uma exaltação ao espírito de cruzada relativamente às campanhas do Norte de África, pelo que se conclui que o poeta era adepto da corrente de expansão marroquina, (que se opunha à orientalista como acontece com o Velho do Restelo n´Os Lusíadas). Neste último auto aparece-nos retratada na sua plenitude toda a sociedade quinhentista: clero, nobreza e povo, desde o frade devasso, a alcoviteira e os cavaleiros, que exaltam o espírito de cruzada no final da obra.

Em simultâneo, Gil Vicente desmistifica a imagem heróica do guerreiro do Oriente, retratando-o como um aventureiro, aguentando os riscos das longas e arriscadas navegações oceânicas e das guerras e pelejas constantes, na ambição de enriquecer.

Representado em 1529, o Auto do Triunfo do Inverno tem ainda como temática inspiradora a realidade nacional analisada do ponto de vista crítico, incluindo na sua visão dramático-satírica da sociedade portuguesa a incompetência dos pilotos dos navios, que era na altura uma das principais causas dos naufrágios marítimos, que marcaram negativamente a Expansão marítima portuguesa dos séculos XV e XVI.

Gil Vicente refere a ignorância de muitos dos responsáveis máximos pela náutica a bordo dos navios das Descobertas, a propósito de um «piloto de Alcochete / para o rio das enguias», responsável pela viagem para a Índia por estar a coberto de «aderentes» (ou seja, protectores que asseguravam a sua colocação profissional, sendo recompensados pecuniariamente) e apontando pilotos que são pretensiosamente tratados por «Vossa Mercê», apenas por terem ascendência nobre e a quem os marinheiros têm de se submeter, apesar da sua experiência.

Pela descrição de um naufrágio, coloca em cena um piloto cuja ignorância é criticada pelo personagem do Marinheiro, o qual afirma que os pilotos eram escolhidos pelo dinheiro e não pela competência, situação que apesar de tudo se manteve e que fica patenteada nos versos:

Esta é ua errada, / Que mil erros traz consigo. / ofício de tanto perigo / dar-se a quem não sabe nada. / Este ladrão do dinheiro / faz estes maus terramotos; / que seu sei mais que dez pilotos, / e sempre sou marinheiro.

No entanto, no Auto da Fama, cujo ano da primeira exibição não está ainda determinado com exactidão, e onde se referem as expedições ultramarinas de 1514, Gil Vicente apresenta-se como o porta-voz da Corte, que enviara nesse ano uma embaixada ao Papa Leão X, a quem Tristão da Cunha que a comandava, ofereceu simbolicamente «as Premícias da Navegação da Índia», causando o espanto pela sumptuosidade e esplendor dos presentes, que eram de tal maneira exóticos que incluíam um elefante, para além de uma onça de caça e de um cavalo persa, enviados ao rei D. Manuel pelo rei de Ormuz, conforme relato na Crónica de D. Manuel por Damião de Góis.

Gil Vicente deixa bem expresso no seu Auto o regozijo e a celebração pelas explorações e feitos dos portugueses, desde a Guiné até à Malásia, passando pelo recém-descoberto Brasil. Mas nem por isso deixa de introduzir uma visão mais mundana e mordaz do simples mundo em que navegavam os portugueses mareantes.

Como notou Leonor Freire Costa: «Nas proximidades do Paço do Terreiro, sobre as areias do Tejo, instalava-se o estaleiro mais activamente empenhado no provimento de cada armada. Dali se convivia de perto com a mestria de carpinteiros e calafates, dali se desfrutava o vai e vem de navios e barcas que aportavam na cidade. Só a familiaridade da nobre assistência com as coisas do mar proporcionaria a Gil Vicente, na Tragicomédia do Inverno e Verão, a oportunidades de provocar o riso com trocadilhos entre vocábulos específicos do linguajar de pilotos, e marinheiros, onde as velas são lençóis e o traquete é termo que Gregório, o grumete, afirma desconhecer: "traque sei eu que he, mas quete não sei eu". Ou ainda, na Nau de Amores, as analogias entre estados de alma e as técnicas e materiais próprios da construção naval. A nau sairía da Ribeira, onde se faziam as melhores. A vontade seria a madeira, a razão, pregadura, a tristeza, o pez».

Da destreza (ou da falta dela) até à pretensão de muitos personagens marítimos com que o autor se deparou na Corte portuguesa à beira-rio plantada, no Paço da Ribeira, em verso irónico e perspicaz. Mas também não falta a opinião amarga de quem testemunhou o favoritismo e a corrupção nos meandros náuticos:

"Os homens hão-de seguir
a opinião geral,
porque já em Portugal
quem não costuma mentir,
não alcança um só real.
Que os homes verdadeiros
não são tidos numa palha;
os que são mexeriqueiros
mentirosos, lisongeiros,
esses vencem a batalha".


A verdade contida neste excerto do diálogo do «Vilão» com a «Verdade», no Auto da Festa talvez ainda não fosse muito evidente na época de Gil Vicente. Mas o tempo encarregar-se-ia de confirmar estas afirmações, sobretudo quando já no ultimo quartel do séc. XVI uma das causas dos naufrágios eram apontadas publicamente como resultado da má preparação e da corrupção dos pilotos.

Uma situação que não se confinou a Portugal. A Espanha de Filipe II, detentora da hegemonia naval no Atlântico também se debatia nesse final de século com o mesmo problema. Rumos que os impérios decadentes teciam, desgovernados e à deriva face a opositores dinâmicos que, como a Inglaterra e a Holanda, davam novas cartas na náutica e marinharia.

Diário de Leitura:

BRAGA, Marques (ed.), Obras Completas (Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1955), vol. VI

COSTA, Leonor Freire, Naus e Galeões na Ribeira de Lisboa: a construção naval no século XVI para a Rota do Cabo (Cascais, 1997)

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