terça-feira, novembro 04, 2003

Breves

Aviso à Navegação
Informam-se os navegantes da blogosfera para um evento a não perder por todos aqueles que partilham do prazer das coisas marítimas e arqueológicas.
Amanhã, dia 5, pelas 18:00 horas, será apresentada no Museu Nacional de Arqueologia (nos Jerónimos, em Belém) a publicação monográfica «Os Portos na Origem dos Centros Urbanos: contributo para a arqueologia das cidades marítimas e flúvio-marítimas em Portugal», da autoria da minha amiga Maria Luísa Blot, com quem tive o prazer de colaborar nas saudosas campanhas arqueológicas do projecto San Pedro de Alcantara decorridas em Peniche na década de 1990.
Trata-se da edição de uma tese de Mestrado baseada em investigação exaustiva no campo da História e Arqueologia Marítima, recheada de novos elementos sobre o nascimento e evolução dos principais núcleos urbanos à beira-mar na nossa fachada marítima, desde a Pré-História até à Época Moderna.
Indispensável obra de referência na minha biblioteca, a partir de agora.

Blog-Link
Entretanto, notícias sóbrias e interessantes sobre o recente acidente com o maior icebergue conhecido no mundo e outras curiosidades científicas, num "blog" ele próprio de digníssima apresentação e raro bom-gosto.

Sem comentários: