sábado, dezembro 27, 2003

«Como é que o alegre homem gordo pode caber numa chaminé?» e outras inocentes dúvidas científicas

Nas vésperas da quadra natalícia, alguns pais norte-americanos ficaram revoltados quando descobriram que uma professora da Florida tinha dito às crianças de uma turma da primeira classe que o Pai Natal era "a fingir". Aparentemente, tudo terá sido iniciado quando a Professora Codner falava sobre a Fada dos Dentes aos seus pequenos alunos. Segundo a CNN, ao ser confrontada com perguntas ingénuas sobre o que havia de verdadeiro e de falso nestas personagens folclóricas, a Professora terá começado a questionar partes da história, quando se falava do Pai Natal: como é que o alegre homem gordo pode caber numa chaminé? Como é que as renas podem voar à volta do Mundo numa só noite? afirmando às crianças que tal não era possível. Ao saber deste episódio invulgar, o próprio Director da escola encarregou-se de dar uma áspera "lição" à Professora.

Na verdade, este episódio vem comprovar que as crianças são, hoje em dia e cada vez mais cedo, actualizadas. De facto, algumas das suas perguntas colocam autênticos desafios aos interrogados. Aqui ficam algumas perguntas e respostas possíveis a serem estudadas pelos professores das novas gerações, no caso da existência física do Sr. Pai Natal voltar à baila:

Pergunta: As leis da Física deixam bem claro que, se o Pai Natal realmente distribui presentes a todos os bons meninos e meninas do mundo inteiro numa só noite, ele teria que viajar a uma velocidade de tal ordem, que o seu trenó, os brinquedos e o trem de renas se desintegrariam devido à intensa fricção do ar. Então, porque é que o Pai Natal não é um monte de cinzas?
Resposta: o Pai Natal, o seu trenó, os brinquedos e as suas renas são protegidos por um sistema de protecção térmica em placas de titânio semelhante àquele utilizado no "Space Shuttle". De igual modo, segundo a Teoria da Relatividade, assim que a enorme velocidade do trenó se aproxima da velocidade da luz, o Tempo (tal como o conhecemos) torna-se mais lento. Embora pareça aos observadores na Terra que o Pai Natal está nesse momento a distribuir presentes no espaço de uma só noite, na verdade ele já o fez algures durante o governo de Cavaco Silva.

Pergunta: Como é que o Pai Natal entra nas casas desprovidas de chaminé?
Resposta: De acordo com resultados obtidos em laboratório ainda não divulgados ao público, sempre que um corpo em movimento se aproxima da velocidade da luz, diminui de tamanho até atingir as proporções ínfimas de uma partícula teórica sub-atómica (um taquião). Deste modo, o Pai Natal pode entrar em qualquer casa tão facilmente como um "quark" ou um "neutrino".

P.S.: aqui fica o apontamento de um "site" exótico sobre uma ilha de Natal no Hawai. A fotografia da chegada do Pai Natal numa canoa polinésia é especialmente evocativa do aspecto marítimo desta quadra festiva.
Boas Festas a todos.

Sem comentários: