segunda-feira, dezembro 22, 2003

Últimas da recuperação da carga de moedas no SS «Republic»

Dezenas de milhares de moedas norte-americanas estão neste momento a ser recuperadas do naufrágio do SS «Republic» ao largo dos Estados Unidos, numa operação que tudo indica irá transformar-se na mais valiosa colecção de numismática a circular no mercado. A exploração subaquática do sítio de naufrágio do «Republic» está a ser conduzida pela Odyssey Marine Exploration, empresa privada sediada em Tampa, no Estado da Florida. Entretanto, foram concedidos aos Numismatic Conservation Services (NCS) e à Numismatic Guaranty Corporation (NGC) contratos exclusivos para realizar as necessárias operações de conservação, limpeza, certificação de autenticidade e embalagem destas moedas tendo em vista a sua comercialização.

Moedas ao Fundo
O SS «Republic» era um navio a vapor movido a rodas de pás que naufragou em 1865 na costa Leste dos Estados Unidos ao largo do Estado da Georgia, arrastando para o fundo cerca de 400.000 dólares em moedas de ouro de 20 dólares, carga que transportava entre Nova Iorque e Nova Orleães para financiar a reconstrução do Sul dos Estados Unidos após o final da Guerra Civil.

Mergulhos Bem Sucedidos
Entre as moedas recuperadas encontram-se numerosas "gold eagles", "gold double eagles" e "silver half dollars", moedas extremamente valiosas datando das décadas de 1850 e 1860. Ao contrário do que se verificou com outras cargas naufragadas resgatadas, foi tomado o cuidado de registar as datas, emissões e outros pormenores numismáticos de cada moeda, afim de elaborar uma base de dados exaustiva para estudos posteriores. Tendo em conta o bom estado de conservação de muitas das moedas e de algumas delas serem exemplares até agora raros, esta colecção inclui já muitos dos melhores exemplares de moedas de ouro e prata norte-americanas daquele período.

A História Continua
Leia-se a recente nota de imprensa, no "site" da Odyssey Marine Exploration e dos Numismatic Conservation Services.

Sem comentários: