quinta-feira, janeiro 08, 2004

50 anos de Actividades Subaquáticas

Primeira escola de mergulho amador em Portugal, fundada em 1953, o CPAS (Centro Português de Actividades Subaquáticas) finaliza neste início de ano a comemoração de meio século de actividade no campo da promoção e ensino do mergulho desportivo, arqueologia subaquática e no estudo da biologia marinha, assim como na conservação e divulgação do património marinho, reunindo importantes colecções nestas áreas.

Destacando-se pelo seu pioneirismo multi-disciplinar, em 1956 o CPAS realiza o primeiro filme subaquático a cores de que há conhecimento em Portugal, "Fundo do Mar", cuja captação de imagens é da autoria do Eng. Jorge de Castro e Eng. Eduardo Caupers (ambos sócios fundadores do CPAS).
Em 1957, o CPAS inicia o ensino do escafandrismo em Portugal (Mergulho Amador).
No ano seguinte é igualmente pioneiro com a realização das primeiras Jornadas de Arqueologia Subaquática em Portugal (Tróia).
Em Março de 1961, com o patrocínio do Instituto de Alta Cultura de Portugal, o CPAS organiza em Lisboa o primeiro Simpósio Médico Internacional sobre Fisiologia e Técnica do Mergulho.
Em 1965 tomou a iniciativa de propor e defender a criação de parques submarinos a nível nacional. Um dos resultados foi a criação da Reserva Natural da Berlenga, cuja iniciativa lhe pertence.
No campo científico organizou várias expedições ao longo da costa portuguesa e ao ex-Ultramar, em colaboração com a Marinha Portuguesa e outras instituições científicas (Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdades de Ciências e de Letras de Lisboa), das quais resultaram as suas valiosas colecções, sobretudo a arqueológica e a malacológica.

Um dos últimos grandes projectos do Centro (infelizmente adiado) tem sido a criação do futuro Museu Municipal da Vida Subaquática e da História Submersa, concebido para albergar as suas ricas colecções, exibindo-as em exposição permanente e acompanhando-a de uma catalogação exaustiva e informação actualizada.
Quanto à exposição comemorativa, estará patente até ao mês de Fevereiro, de Segunda a Sexta, das 16:00 às 24:00, na R. do Alto do Duque, 45 (Restelo). Tel. 21 301 69 61.
O já histórico Centro está de Parabéns.

Sem comentários: