quinta-feira, março 25, 2004

Actualizações, Agradecimentos & Sugestões

Afundamento do «Graf Spee»
A BBC dá-nos as últimas notícias sobre o ambicioso projecto de recuperação integral do cruzador alemão da II Guerra Mundial «Graf Spee» afundado ao largo de Montevideo, no Uruguai.



A torre de comunicações do navio foi retirada com sucesso, embora a equipa se tenha deparado com condições adversas, tais como fortes correntes_39861404_grafspee1-ap300.jpg marítimas e visibilidade quase nula. Veja-se a galeria de imagens sobre o navio e tripulação. Mundo Viking De épocas mais remotas, assinalam-se as notícias de uma campanha de escavação arqueológica num local de enterramento de uma mulher Viking datado do séc. X na baixa de Pskov, no Noroeste da Rússia, segundo o "Pravda", assim como a descoberta dos vestígios de um porto Viking com 1.000 anos na Noruega, situado em Faanestangen, próximo da cidade de Trondheim, cerca de 400 quilómetros a Norte de Oslo. Notícia do "Guardian".

Agradecimentos devidos
...aos "links" dos seguintes blogoespaços recém-chegados ao nosso conhecimento: Azelhas do mar, Coisas Simples, "Fio de Ariana", "Sesimbra" e "Tempore".

Outra boa surpresa que veio enriquecer este nosso Mar virtual foi desvendada há relativamente pouco tempo sob o nome de "Livro das Horas", obra-prima da ilustríssima Abadessa do Convento. Impõe-se uma visita a este vetusto lugar de culto.
Quanto ao "blog" da Teoricamente possuída, exemplarmente remodelado e revigorado com uma inovadora galeria ilustrada dos "blogs" nacionais.

Sugestões
logo_maeds1.jpg

Embora o Museu de Arqueologia e Etnografia de Distrito de Setúbal (MAEDS) ainda não disponha de um "site", existe algum conteúdo acessível "online" e podem consultar-se aqui informações de interesse sobre o património arqueológico local.

Para os amantes da história marítima da Antiguidade, deixo a notícia de que o MAEDS promove um simpósio internacional dedicado à «Produção e comércio de preparados piscícolas durante a Proto-história e a Época Romana no Ocidente da Península Ibérica», que se realiza de 7 a 9 de Maio, em homenagem a Françoise Mayet.

"O presente Simpósio procederá a um balanço do estado dos conhecimentos sobre as economias marítimas que se desenvolveram no Ocidente da Península Ibérica durante a Proto-história e a Época Romana, através da apresentação de sínteses e de estudos de caso ainda inéditos; será realizado em homenagem à Arqueóloga Doutora Françoise Mayet.

O calendário proposto para este forum de reflexão e debate justifica-se após a conclusão do programa de investigação luso-francês, levado a cabo pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) e pela Missão Arqueológica Francesa em Portugal, na última década, com a colaboração do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França, do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a direcção de Françoise Mayet e Carlos Tavares da Silva. O referido programa consubstanciou-se em trabalhos de prospecção e escavação arqueológicas, estudos e publicações que abrangeram sítios fundamentais para a Proto-história da Península Ibérica, como a feitoria fenícia de Abul, até então inédita, e diversos estabelecimentos romanos, quer de produção de ânforas, como Abul e Herdade do Pinheiro, quer de preparação de salgas de peixe, como Tróia.

As conferências, comunicações e debates serão publicados no volume de Actas do Simpósio (número especial da revista «Setúbal Arqueológica»)."

Bom proveito.