sexta-feira, abril 02, 2004

Andô Hiroshige



O Elemento Aquático Japonês
Andô Hiroshige (1797-1858), pintor e 080.jpgimpressor japonês, foi um dos grandes especialistas na pintura e gravura de paisagens. Considerado um dos mestres da arte gráfica japonesa, autor das séries de estampas "Cinquenta e Três Estágios de Tôkaido" (1833) ,obra particularmente famosa,foi acima de tudo um virtuoso desenhador. Muitos dos seus trabalhos abordam temas e paisagens contemporâneos de uma rara harmonia e beleza efémera, incluindo algumas maravilhosas gravuras de paisagens marítimas e fluviais.



Aqui, tal como aqui 087.jpgencontram-se galerias de gravuras invulgarmente belas dedicadas aos peixes.
"Ukiyo-e" (imagens do mundo flutuante)
O estilo "Ukiyo-e" foi desenvolvido na cidade de Edo (actual Tóquio) durante a dinastia Tokugawa (1615-1868), um perído de 250 anos relativamente pacífico no decorrer do qual os "shoguns" Tokugawa governaram o país do Sol nascente fixando Edo como centro do poder. Hiroshige foi o último mestre deste estilo que pretendia retratar o equilíbrio harmonioso dos elementos da Natureza com as obras e as vidas do Homem.

Desde a sua origem no início do séc. XVII, imagens e textos "Ukiyo-e" inspiraram-se em temas literários e históricos. Ao longo de dois séculos e meio, a estas características típicas, adicionaram-se novos motivos reflectindo gostos, eventos e inovações sociais contemporâneos. Esta arte sofisticada tornou-se numa arte popular, pois era extremamente acessível e apreciada, representando tanto temas históricos como as sucessivas modas e ambientes puramente elegantes. A vida, as paisagens e os artefactos comuns transformaram-se nas mãos dos artistas japoneses em algo de extraordinário, capturando a essência do momento e do indíviduo. Alguns exemplos de representações clássicas encontram-se aqui.



Na verdade, os artistas do "Ukiyo-e" exploraram 44_Takibi_no_Yashiro_Oki.jpgtodo o potencial da expressão gráfica em blocos de madeira. Cada imagem era criada recorrendo ao esforço de conjunto harmonioso de quatro artesãos especializados: o editor, que coordenava as tarefas técnicas e promovia comercialmente os trabalhos artísticos; o artista, que concebia os motivos artísticos e os desenhava a tinta sobre papel; o gravador, que esculpia meticulosamente os blocos de madeira para impressão e o impressor que aplicava os pigmentos aos blocos de madeira e lançava cada uma das cores em papel manufacturado.

No início, as gravuras eram simplesmente monocromáticas, com o desenho delineado por linhas de tinta negra espessas. Gradualmente, os artistas foram introduzindo várias cores, como o encarnado, azul, amarelo e laranja, começando também a experimentar novas texturas introduzindo jogos de brilho. Muito populares, as representações de cenas eróticas e imagens de actores do teatro representaram grande parte da produção das obras primitivas. Outros temas de grande agrado figuravam personagens e episódios de mitos e lendas japoneses.

55_Whirlpool_Awa.jpgObserve-se a leveza e a força deste "Mar Revolto em Naruto" (Província de Awa)



Outras magníficas galerias de imagens do artista com temas marítimos e fluviais (e não só) podem ser apreciadas aqui.